Governo apresenta Programa “ambicioso e exequível” para a Educação

A deputada do PSD/Açores Délia Melo afirmou que o Programa do Governo para a Educação é “ambicioso e exequível”, alegando que o documento tem como princípios orientadores a “inovação, exigência e inclusão”.

A parlamentar, que falava no debate do Programa do XIII Governo Regional, salientou que o novo executivo açoriano e os partidos que o suportam estarão “sempre abertos ao diálogo” na procura de soluções que contribuam para a “qualificação da população” do arquipélago.

“Não somos donos da verdade, mas cremos veemente que este é o caminho a percorrer. Estaremos, porém, sempre abertos ao diálogo, ao saudável debate de ideias, dignificando esta casa da autonomia onde nos encontramos, para, humildemente, traçarmos as melhores soluções em prol dos açorianos, nunca numa ação contraproducente de apontar o dedo sem propor soluções”, disse.

Délia Melo referiu que o desenvolvimento de uma sociedade “alicerça-se, fundamentalmente, na Educação, pois é a qualificação da população que melhor garante um futuro de prosperidade”.

A deputada social-democrata lembrou que o novo Governo Regional inicia funções num momento em que os Açores “estão muito abaixo da média nacional em praticamente todos os indicadores relativos à educação”.

Segundo a deputada do PSD/Açores, é urgente a “adoção de decisões políticas capazes de reverter o ciclo de degradação do ensino e das condições do exercício profissional dos docentes, pois a falta de investimento na Educação tem efeitos nefastos com avultados prejuízos sociais e económicos para a Região”.

AA/PSD