Governo coopera com Associação de Seniores de São Miguel em projeto de combate à solidão dos mais velhos

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores assinou um contrato de cooperação com a Associação de Seniores de São Miguel, com vista à implementação do projeto social e investigativo “Não Esquecer – Combater a Solidão”, que envolve o montante de cerca de dez mil euros. 

“A Vice-Presidência do Governo associou-se, com sentido de grande responsabilidade, ao projeto «Não Esquecer – Combater a Solidão», da Associação Seniores de São Miguel”, indicou hoje o governante, falando em Ponta Delgada. 

Durante seis meses, e abrangendo as freguesias de São Sebastião, São Pedro, São José e Santa Clara, no concelho de Ponta Delgada, a Associação Seniores de São Miguel fará o recenseamento dos idosos em solidão nesta área urbana. 

A recolha desta informação junto das pessoas com 65 ou mais anos que residem sozinhas em Ponta Delgada contribuirá para uma melhor compreensão do fenómeno em questão e, assim, fomentar o debate e a elaboração de medidas de intervenção que possam amenizar os impactos negativos deste problema. 

“A solidão dos idosos é uma realidade terrível, embora muitas vezes invisível nas nossas comunidades. Cabe ao Governo e às instituições reconhecer este problema e delinear estratégias claras que permitam que os idosos retomem as suas ligações sociais e abandonem situações de isolamento”, frisou o Vice-Presidente do Governo.

AA/GRA