Governo dos açores apoia projeto “Medicina Mais Perto: Ilhas”

O Governo Regional vai apoiar, através da Secretaria Regional da Saúde e Desporto, o projeto “Medicina Mais Perto: Ilhas”, a implementar nos Açores no próximo mês de março, pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).

A iniciativa visa promover a intervenção direta de 20 alunos da FMUL nas ilhas Terceira, Pico e Faial, com o objetivo de promoção de boas práticas de saúde, através da educação, da sensibilização e do aconselhamento nas áreas da saúde pública, da saúde sexual e reprodutiva, das doenças cardiovasculares e cerebrovasculares e da hipertensão artéria e diabetes, visando assim, a literacia em saúde.

Na prática, os alunos propõem-se efetuar rastreios de hipertensão arterial e diabetes e controlos de índice de massa corporal e perímetro.

Realizarão também ações de sensibilização para a importância do autoexame mamário, para os problemas associados ao consumo de álcool e estupefacientes e para o combate ao estigma associado à doença mental.

AA/GRA