Governo dos Açores aposta na construção de parques de retém na ilha de São Jorge

No âmbito da resolução aprovada na Assembleia Regional, e dando, assim, cumprimento aos objetivos propostos, o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural concedeu apoios financeiros para a construção de infraestruturas públicas que vão, desta forma, apoiar o setor produtivo de dois concelhos da Ilha de São Jorge, nomeadamente, a construção de parques de retém.

Os parques de retém são estruturas essenciais para o maneio da bovinicultura nos Açores, que possibilitam um melhor planeamento e intervenção nas áreas da sanidade animal e da identificação animal, por parte dos agricultores, situações que contribuem para a segurança alimentar e para a saúde humana.

Nesse sentido, na sequência do Acordo de Colaboração entre a Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Junta de Freguesia de Norte Grande, concelho de Velas, foi concedido um apoio no valor de 22.430,80 euros para a construção de um parque de retém no lugar da Travessa Velha.

Para o concelho da Calheta, foi celebrado um Acordo de Colaboração entre a Secretaria Regional e a Junta de Freguesia de Santo Antão para a concessão de um apoio no valor de 12.583,20 euros para a construção de um parque de retém no lugar da Cancelina, e outro para concessão de um apoio no valor de 14.986,00 euros para a construção de um parque de retém no lugar da Canada da Ginja.

O Governo Regional continua desta forma a sua missão de valorizar o setor, criando condições para que o mesmo possa crescer.

AA/GRA