Governo dos Açores autoriza retoma de visitas a lares de idosos e a Unidades de Cuidados Continuados

O Governo Regional decidiu retomar as visitas a utentes das Estruturas Residenciais para Idosos e das Unidades de Cuidados Continuados, com limitação a um visitante por dia e por utente, numa duração máxima de visita de 15 minutos.

Segundo decisão emanada do Conselho do Governo, que se reuniu na passada segunda-feira, dia 21, cada utente destas estruturas poderá receber um total de duas visitas durante a vigência desta resolução, desde que observadas as regras definidas pela Autoridade de Saúde Regional.

A Resolução agora publicada indica como medidas necessárias a implementação de barreiras físicas transparentes para separação entre visitantes e utentes, o arejamento e higienização dos equipamentos e espaços utilizados, o cumprimento das regras de distanciamento físico entre pessoas, a utilização de máscara cirúrgica e higienização das mãos por parte dos visitantes.

Para o Presidente do Governo, a época natalícia é um importante momento para o reforço dos laços familiares e da solidariedade no seio das comunidades, sendo por isso necessário tomar medidas adequadas à contenção da propagação do vírus SARS-CoV-2.

As medidas previstas na Resolução publicada no Comunicado do Governo podem ser revertidas ou anuladas a qualquer momento, tendo em conta a evolução da situação da pandemia por COVID-19 na Região e produzem efeito a partir das 00:00 horas do dia 24 de dezembro de 2020 até às 23:59 horas do dia 7 de janeiro de 2021.

AA/Gacs