Governo dos Açores comparticipa em 100% a aquisição de sistemas solares fotovoltaicos

O Governo dos Açores irá comparticipar a aquisição e instalação de sistemas solares fotovoltaicos, a instalar na região, num apoio de 100% das despesas elegíveis, até ao máximo de 1.500 euros por kW instalado.

Este incentivo, não reembolsável, comparticipa equipamentos novos e poderá ser atribuído antes da aquisição dos sistemas solares fotovoltaicos por parte dos cidadãos e das empresas.

A aposta do Governo dos Açores, ao potenciar a produção de energia elétrica obtida a partir de fontes limpas para autoconsumo, neste caso com recurso a sistemas solares fotovoltaicos, deve-se à evolução desta tecnologia que confere uma capacidade de resposta às necessidades das famílias, das empresas e demais entidades açorianas.

Também por esta via, o Governo dos Açores dá largos passos no âmbito da redução da dependência energética do arquipélago ao mesmo tempo que promove a diminuição de custos com a fatura energética das famílias e empresas, levando à consequente mitigação da pobreza energética.

Esta medida do Governo dos Açores, resulta da aplicação da Componente 14 – Hidrogénio e Renováveis – do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), refletindo a aposta na produção de energia obtida a partir de fontes renováveis nos edifícios, enquanto uma das prioridades estratégicas com vista à recuperação económica, em linha com os pressupostos da promoção da transição energética.

A dotação orçamental a conceder no âmbito do sistema de incentivos para a aquisição de sistemas solares fotovoltaicos a instalar na Região Autónoma dos Açores é de 19 milhões de euros, até 2025.

AA/GRA