Governo dos Açores desloca-se à Madeira para cimeira intergovernamental

O Governo Regional dos Açores reúne-se, entre segunda-feira e quarta-feira, com o Governo Regional da Madeira para uma cimeira entre os dois executivos, estando prevista a assinatura de vários acordos de cooperação.

“Temos interesses comuns na relação com a República, na relação e no quadro da nossa integração da União Europeia. Temos que, desde logo, projetar uma estratégia comum que nos dê mais força nas justas reivindicações que as duas Regiões Autónomas fazem em benefício do nosso desenvolvimento, do nosso progresso, da dignidade dos povos que representamos, os açorianos e os madeirenses”, considerou hoje o Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, em antecipação à cimeira que irá decorrer na Madeira.

O governante acrescentou que será trabalhado um “pensamento comum e quem sabe mesmo uma iniciativa comum de uma revisão da Lei de Finanças das Regiões Autónomas que faça justiça e tratamento equitativo às regiões com a responsabilidade da distribuição da riqueza nacional também pelos Açores e Madeira”.

Em cima da mesa do encontro entre os executivos das duas Regiões Autónomas estará também a questão de “uma futura revisão Constitucional”, que ajude “a aprofundar o regime autonómico, mas de forma muito incisiva”.

José Manuel Bolieiro segue para a Madeira acompanhado pelo Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, e a totalidade de Secretários Regionais do Executivo, bem como o Subsecretário Regional da Presidência.

Durante os dias de trabalho no arquipélago estarão também presentes alguns empresários açorianos, com vista a “potenciar e assegurar uma troca comercial entre os Açores e a Madeira com vantagem para as duas economias”.

AA/GRA