Governo dos Açores lança concurso para beneficiação de caminho agrícola em São Jorge

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que o Governo dos Açores, através da IROA, S.A., vai investir 472 mil euros na beneficiação do caminho agrícola Ponta/Sete Fontes, na ilha de São Jorge, contribuindo para melhorar as condições de trabalho dos agricultores e reforçar a competitividade das explorações.

Esta obra, cujo concurso público foi hoje publicado em Jornal Oficial, tem uma extensão de dois quilómetros e vai beneficiar cerca de três dezenas de explorações agrícolas, numa área de 130 hectares.

João Ponte salientou que a beneficiação deste caminho, localizado no Perímetro de Ordenamento Agrário (POA) da Zona Poente da Ilha de São Jorge, é mais um bom exemplo da aposta que o Governo dos Açores tem vindo a fazer para resolver problemas concretos dos agricultores.

O governante destacou que, nesta legislatura, o Governo Regional, através da Direção Regional dos Recursos Florestais e da IROA, S.A., vai investir 2,1 milhões de euros em infraestruturas agrícolas, como caminhos, abastecimento de água e eletrificação de explorações agrícolas, o que representa mais 740 mil euros do que aquilo que foi investido entre 2013 e 2016.

Em termos de caminhos agrícolas na ilha de São Jorge, João Ponte destacou, nesta legislatura, foi concluída a primeira fase da beneficiação do caminho de Pau Pique, a que se seguirão outras importantes intervenções, como a beneficiação do caminho Cancelas/Farol e a segunda fase do caminho rural Longitudinal Norte, investimentos que contribuem para um reforço qualitativo das condições de trabalho e que dão soluções aos problemas dos agricultores.

No que diz respeito ao abastecimento de água, o Secretário Regional frisou que este ano foram inaugurados os reservatórios de água dos Bardinhos, com uma capacidade total de 930 metros cúbicos, no Perímetro de Ordenamento Agrário da Ribeira Seca – Norte Pequeno, bem como serão concretizadas obras de ampliação dos açudes da Ribeira de São Tomé e da Ribeira do Meio.

Deixe uma resposta