Governo dos Açores vai adquirir dois novos equipamentos de raio-x para o Hospital da Horta

O Secretario Regional da Saúde e Desporto do Governo Regional dos Açores e o Conselho de Administração do Hospital da Horta assinaram um contrato de investimento, no valor de 430.312 euros, destinado a financiar a aquisição de dois novos equipamentos de Raio-X.

Adquiridos em 2005, os atuais equipamentos das duas salas de Raio-X da Unidade de Saúde do Faial sofrem de avarias constantes e estão descontinuados desde 2017.

Os novos equipamentos são um Multiton RAX sem fluoroscopia (raio-X normal e politraumatizados), e um Luminos dRF com fluoroscopia (obtenção de imagens em tempo real, em movimento).

Na ocasião, o titular da pasta da saúde no Executivo Regional, Clélio Meneses, relevou a importância do investimento nos novos equipamentos, e reiterou a intenção de dotar o Hospital da Horta de condições dignas de operacionalidade.

“Este investimento integra-se na política do Governo Regional relativamente à saúde que visa dotá-la de recursos humanos, técnicos e equipamentos adequados às necessidades dos açorianos e que dão dignidade a este sector que tem uma enorme relevância”, afirmou.

Clélio Meneses anunciou também que a empreitada de remodelação do Bloco A do Hospital da Horta deverá ser lançada a concurso já no próximo mês de agosto, para que as obras possam começar ainda no corrente ano.

“Estamos a falar de um investimento de cerca de três milhões e meio de euros, sem IVA, o que quer dizer que vamos chegar a quatro milhões de euros, só com essa parte, para além de cerca de meio milhão de euros que estão a ser investido nos acessos ao Hospital da Horta”, assinalou.

O governante frisou, por outro lado, a importância dos recursos humanos e defendeu a sua valorização laboral.

Nesse sentido, recordou os acordos já alcançados com enfermeiros e farmacêuticos e afirmou que estão em negociação outros acordos com os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, bem como com outras classes.

AA/GRA