Governo e farmacêuticos chegam a acordo sobre progressão e integração na carreira

A Secretaria Regional da Saúde e Desporto, a Ordem dos Farmacêuticos e o Sindicato dos Farmacêuticos chegaram a acordo sobre a integração dos profissionais com contrato individual de trabalho nas carreiras farmacêutica e especial farmacêutica, bem como sobre a progressão nas suas carreiras.

No final da reunião, que decorreu em Angra do Heroísmo, o Secretário Regional da Saúde e Desporto assumiu que deu orientações aos Hospitais e às Unidades de Saúde de Ilha para a operacionalização, com efeitos imediatos, da integração dos profissionais com contrato individual de trabalho nas carreiras farmacêutica e especial farmacêutica. 

Na ocasião, foi também decidido promover a equidade entre profissionais de saúde, propondo-se 1,5 pontos por ano para efeitos de progressão na carreira e respetiva valorização remuneratória. 

No final da reunião, Clélio Meneses expressou a satisfação pelo acordo alcançado.

Para o titular da pasta da Saúde, “este foi um passo determinante na concretização das pretensões dos farmacêuticos e, sobretudo, no sentido da dignificação das suas carreiras”.

Recorda uma nota do executivo que, neste encontro, estiveram presentes ainda, o Diretor Regional da Saúde, Berto Cabral, as representantes nos Açores da Ordem, Margarida Martins, e do Sindicato, Daniela Garcia, e, por videoconferência, o Presidente do Sindicato Nacional dos Farmacêuticos, Henrique Reguengos, e o representante nacional da Ordem dos Farmacêuticos, Tiago Rodrigues.

AA/GRA