Governo quer continuar a estreitar laços com EUA e comunidades açor-descendentes

O Presidente do Governo Regional dos Açores sublinhou que é desígnio do Executivo manter uma “proximidade de relacionamento” com os Estados Unidos da América (EUA), lembrando a importância das comunidades imigrantes na costa leste e oeste do país.

José Manuel Bolieiro recebeu, no Palácio de Sant’Ana, a nova embaixadora dos EUA em Portugal, Randy Charno Levine, que fez aos Açores a sua primeira visita oficial de trabalho no cargo, o que “enaltece” a região, defendeu o Presidente do Governo.

No encontro houve uma abordagem aos “grandes temas que importa sempre manter” na agenda, como a importância da Base das Lajes ou o reiterar do compromisso de “parceria e amizade entre Portugal e os EUA, com especial incidência” no papel dos Açores.

Abordado foi também o papel da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) na relação entre o arquipélago e os EUA, lembrando José Manuel Bolieiro que também na área cultural há várias possibilidades de intercâmbio artístico que podem ser exploradas.

A acompanhar a Embaixadora na audiência em Ponta Delgada esteve a Cônsul dos EUA nos Açores, Kathryn Ryan Hammond.

Randi Charno Levine foi indicada no final de outubro de 2021 para Embaixadora dos EUA em Portugal, tendo iniciado funções há pouco mais de um mês. Nesta visita aos Açores, passou por São Miguel e pela ilha Terceira.

AA/GRA