Governo Regional promove certificação de profissionais Açorianos em matéria de energia

O Governo Regional promove a valorização de profissionais Açorianos, no âmbito do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios dos Açores (SCE Açores), através da realização de exames dedicados a Peritos Qualificados, habilitando-os a proceder a avaliações energéticas e respetiva emissão do Certificado Energético.

Para a Diretora Regional da Energia, desta forma é impulsionada “a prestação de um trabalho de excelência em matéria de energia no arquipélago”.

Através do SCE Açores, os Peritos Qualificados avaliam e validam o desempenho energético do imóvel, “sugerindo medidas de melhoria com o intuito de alcançar elevados padrões de eficiência energética”, acrescentou.

O Governo dos Açores “tem vindo a apostar na formação destes profissionais, de modo a reforçar e atualizar as suas competências”, disse a Diretora Regional, assinalando que “a realização de exames de Certificação para Peritos Qualificados na Região é uma importante ação porque permite que os Açorianos obtenham a sua certificação, evitando deslocações ao exterior do arquipélago, com especial relevância no contexto atual”.

Os exames destinados a Peritos Qualificados dividem-se em dois, nomeadamente PQ-I, para edifícios de habitação e pequenos edifícios de comércio e serviços, e PQ-II, que permite a atuação em todos edifícios de comércio e serviços.

Os exames realizam-se a 24 de setembro e 8 de outubro, na Escola Profissional das Capelas, concelho de Ponta Delgada, resultando de uma parceria entre a Direção Regional da Energia e a ADENE – Agência para a Energia.

AA/Gacs