Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada assinaladas de forma simbólica

As Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, promovidas anualmente pela Câmara Municipal de Ponta Delgada no segundo fim de semana de julho, vão ser assinaladas de forma simbólica de 9 a 18 de julho.

Pedro Furtado, Vice-Presidente da autarquia, explica que, à semelhança do ano passado, por causa da pandemia de Covid-19, a celebração vai passar “apenas pela dimensão religiosa e espiritual das festividades”, sem a possibilidade dos tradicionais convívios que todos os anos atraem milhares de pessoas à cidade.

Assim, na sexta-feira, 9 de julho, a Câmara de Ponta Delgada, através da Divisão de Desenvolvimento Social, fará a distribuição de pensões a 53 IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social e famílias carenciadas do concelho.

No mesmo dia, será inaugurado o Quarto do Espírito Santo, na escadaria dos Paços do Concelho, seguindo-se a inauguração da exposição etnográfica de carros de bois do concelho de Ponta Delgada, na Praça Gonçalo Velho Cabral.

Quer o Quarto do Espírito Santo, quer a exposição etnográfica de carros de bois, ficarão expostos até dia 18 de julho.
No domingo, 11 de julho, na Igreja Matriz de São Sebastião, a Missa do Meio-dia será celebrada em honra do Divino Espírito Santo.

Nota ainda para a inauguração, na quinta-feira, dia 8, na Praça do Município, da exposição “O Divino em Objetiva 19”, resultado do concurso de fotografia promovido pela AFAA – Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores e realizado durante as Festas do Divino Espírito Santo de 2019.

A Câmara Municipal de Ponta Delgada alerta, por isso, para a necessidade de serem evitados ajuntamentos e de serem cumpridas as medidas de proteção contra a Covid-19, designadamente o uso obrigatório de máscara.

AA/CMPD