Horta adere à iniciativa “Novembro Azul”

Novembro é o mês da consciencialização para a saúde do homem, em especial, para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da próstata.

Dada a importância desta temática, a Câmara Municipal da Horta decidiu associar-se ao Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro e iluminar o Edifício dos Paços do Concelho com a Cor Azul de forma a sensibilizar a população faialense.

No âmbito da celebração do “Novembro Azul”, o Município será também parceiro na organização da caminhada solidária “Juntos pela Vida” que se irá realizar no próximo dia 21 de novembro, com a sua saída prevista do Parque da Alagoa às 10h30, percorrendo a avenida marginal até ao edifício da Fábrica da Baleia.

A caminhada do próximo domingo servirá ainda para celebrar o “Outubro Rosa”, o qual tinha sido adiado por motivos meteorológicos.

Segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro, estima-se que no ano passado tenham surgido 6.759 novos casos de cancro da próstata em Portugal, e que, em 2040, tenhamos um aumento de casos na ordem dos 21,6%.

Por isso sensibilizar e prevenir são os melhores remédios.

O Núcleo Regional dos Açores desenvolve um conjunto de projetos e iniciativas no âmbito da missão, objetivos e orientações estratégicas da Liga Portuguesa Contra o Cancro, entidade de referência nacional no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia.

AA/CMH