Horta apoia estudantes do ensino superior

O Município da Horta atribuiu as bolsas de apoio financeiro aos jovens do Concelho que estão a frequentar o Ensino Superior, tendo esta iniciativa como objetivo principal o de “apoiar os nossos estudantes na continuação dos seus estudos, promovendo-se, assim, a igualdade de oportunidades no acesso à Educação”, frisou o Presidente da Edilidade, neste momento importante para os estudantes faialenses.

No ato de assinatura dos contratos-programa, realizada de forma individual, o Presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, transmitiu aos estudantes e aos seus familiares que “este investimento que o Município está a fazer no futuro dos jovens faialenses corresponde à sua visão de que os jovens são o futuro da nossa ilha”.

No presente ano letivo foram atribuídas 74 bolsas aos estudantes que preencheram os requisitos constantes do respetivo Regulamento, perfazendo um investimento total de 101.744,50€.

Para Carlos Ferreira, “estas bolsas de estudo apresentam-se como um contributo ao esforço já alocado pelos educandos e suas famílias, um incentivo à formação académica e à criação de condições benéficas para o desenvolvimento de percursos educativos de sucesso”, sendo que a concessão das referidas bolsas contribui, ainda, “para um mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural da nossa ilha”.

O Presidente da Câmara Municipal da Horta afirmou também que pretende que no próximo ano letivo as bolsas de estudo sejam atribuídas mais cedo, e acrescentou que “o Município vai iniciar agora os procedimentos com vista à implementação do projeto Bolsa 12”, um projeto que tem como principal inovação a extensão da atribuição do apoio financeiro aos estudantes dos atuais 10 (dez) meses para os 12 (doze) meses.

O Presidente do Município deixou ainda uma palavra de estímulo e incentivo para os desafios académicos dos estudantes, garantindo que “poderão contar sempre com um Município que valoriza os seus jovens e que aposta na educação”.

AA/CMH