Horta aprova novo regulamento de resíduos

A Câmara Municipal da Horta aprovou o novo Regulamento de Gestão de Resíduos e o Plano Municipal de Ação de Resíduos Urbanos do Município da Horta.

Trata-se de documentos estruturantes para a gestão da área a que respeitam, que serão agora remetidos à aprovação final da Assembleia Municipal da Horta, para posterior aplicação.

Para José Leonardo Silva, “o novo regulamento é fundamental para a evolução futura da gestão de resíduos no concelho, uma vez que o existente tem cerca de duas décadas, e está já desadequado à realidade da gestão atual”.

“Só na última década e face aos investimentos que o Município realizou, reduzimos a produção de resíduos por habitante, traduzindo-se numa cada vez maior e mais eficiente triagem dos resíduos”, explicou o Presidente da Câmara.

Cada faialense produz, em média, por dia, 1,29 kg de resíduos, o que representa 470 kgs por ano, número esse que tem vindo a reduzir fruto das inúmeras campanhas de sensibilização ambiental realizadas e do aumento da capacidade de deposição e recolha dos resíduos triados.

O novo regulamento, que esteve em discussão pública, mereceu o contributo da ERSARA, enquanto entidade reguladora em matéria ambiental e dos resíduos.

A sua entrada em vigor permitirá introduzir regras para a prestação do serviço, incluindo a tipologia de equipamentos utilizados, a localização dos mesmos, a contratação do serviço e os tarifários correspondentes.

AA/CMH