Horta assinala Dia Internacional da Reciclagem com instalação de contentores para biorresíduos

Comemorou-se a 17 de maio, o Dia Internacional da Reciclagem. Para assinalar esta efeméride a Câmara Municipal da Horta procedeu à instalação de contentores para biorresíduos nos grandes produtores deste tipo de resíduos na cidade da Horta.

Entretanto, a recolha seletiva pública de biorresíduos já se iniciou, com instalação de 21 contentores na cidade e mais 7 na freguesia dos Flamengos, junto a ecopontos já existentes. Naquele que foi o Dia Internacional da Reciclagem, deu-se início à Recolha Seletiva de Biorresíduos nos Grandes Produtores. Nesta primeira fase está prevista a instalação na cidade, em grandes produtores como escolas, hotéis e hospital, bem como ao setor da restauração.

Seguindo estas políticas de proteção ambiental que têm pautado a atuação deste Executivo, o Município da Horta está também a proceder à instalação de novos ecopontos no concelho, que conta já com 125 ecopontos e um rácio de 1 ecoponto por cada 120 habitantes.

Com um sistema de recolha de relevante abrangência no panorama nacional, quer a nível de rácio de ecopontos por habitante, quer a nível do tipo de resíduos recolhidos seletivamente, “importa que cada munícipe tenha consciência da importância que tem no que à separação de resíduos diz respeito, porque para que os mesmos possam ser valorizados corretamente é necessário que nas nossas casas estejamos despertos para isto”, afirmou José Leonardo Silva que defende que “o ambiente é a nossa qualidade e depende de cada um de nós, desde o pequenino ao mais velho, cada vez mais, separar os nossos lixos”.

Para apoiar a separação o Município tem à disposição ecopontos domésticos, para a separação do papel/cartão, plástico/metal e vidro, assim como contentores próprios para a separação dos biorresíduos que podem ser levantados na Câmara Municipal da Horta.

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Reciclagem e para dar início à Recolha Seletiva de Biorresíduos nos Grandes Produtores o Município da Horta, através dos Serviços de Ambiente, realizou-se ainda uma ação de sensibilização junto dos funcionários da instituição “O Castelinho”, assim como a entrega de contentor próprio para separação de biorresíduos, a juntar aos restantes contentores do ecoponto.

AA/CMH