Horta distinguida como “Município amigo do desporto”

A cidade da Horta foi distinguida, pelo quarto ano consecutivo, com o galardão e reconhecimento público atribuído pela plataforma Cidade Social e avalizado pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, como “Município Amigo do Desporto”.

O prémio foi entregue por Pedro Mortágua Soares, responsável nacional pelo programa, ao Presidente da Câmara Municipal da horta e ao Vereador com o Pelouro do Desporto e procura reconhecer, distinguir, promover e premiar as boas práticas ao nível da gestão do desporto nos municípios portugueses, no âmbito da promoção do desenvolvimento desportivo nos seus territórios.

Para José Leonardo Silva, “este prémio, que já recebemos por quatro anos consecutivos, é demonstrativo do trabalho de excelência desenvolvido pelo Município na dinamização de programas de incentivo à atividade física e no apoio aos clubes, bem como em setores como a organização desportiva e valorização de equipamentos.” Outro do trabalho de excelência da Câmara Municipal ao longo deste mandato tem sido a valorização e a aposta na formação, como pilar fundamental da saúde e bem estar na formação e dos valores no crescimento dos atletas.

Para além disso, no entender do autarca, “reconhece o trabalho desenvolvido no estabelecimento de parcerias entre associações, clubes e atletas na vertente desportiva”.

Para atribuição do título “Município Amigo do Desporto” são tidas em conta dez áreas de análise: organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação. Incide ainda sobre diferentes aspetos de gestão do desporto, como o modelo de gestão implementado e os seus resultados, o desenvolvimento de uma atitude sustentável através do desporto, a abordagem solidária e inclusiva através do desporto, a excelência e abrangência dos modelos de intervenção.

O prémio ‘Município Amigo do Desporto’ foi instituído pela primeira vez em 2016 com o objetivo de distinguir, anualmente, os municípios que desenvolvem uma política de apoio ao desporto e as boas práticas de intervenção no âmbito municipal, bem como o seu contributo para o desenvolvimento desportivo.

Combater o sedentarismo, considerado já a doença do milénio, promovendo a prática física e apoiando o associativismo desportivo, é crucial para o Município da Horta, que tem vindo a dinamizar múltiplas iniciativas e projetos neste âmbito.

AA/CMH