Ideias de jovens estão a votação na Lagoa

A fase de votação do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Lagoa já arrancou. Nesta fase, o Orçamento Participativo Jovem abre-se à comunidade, recebendo os contributos de todos num verdadeiro exercício de democracia. Assim, qualquer cidadão, de qualquer residência e faixa etária, poderá votar em dois projetos diferentes.

Este ano, os projetos são 18 e contemplam várias áreas desde turismo, lazer, ambiente, mobilidade, desporto, saúde e serviços.

Um dos principais métodos de votação será o SMS gratuito para o número 4310, com a frase OPJL (espaço) nº do projeto(espaço) e nº do cartão de cidadão completo.

O exercício de voto pode, também, ser efetuado via web, através do site https://opj.lagoa-acores.pt/ e de forma presencial em todas as escolas do concelho. Este ano, fruto do sucesso dos anos anteriores, serão realizadas ações de voto nas escolas do 1º e 2º ciclo, sendo as mesmas dinamizadas em contexto de sala de aula, com o principal objetivo de incutir nos mais pequenos o exercício de uma cidadania ativa.

Pretende-se, assim, despertar junto das crianças e jovens noções de democracia participativa envolvendo-os nos processos de decisão e enaltecendo a importância do ato de votar.

A implementação do Orçamento Participativo Jovem visa, essencialmente, ouvir os jovens e procurar adequar as políticas públicas municipais às suas necessidades e expectativas.

Refira-se que, todo o processo do Orçamento Participativo Jovem é gerido com a colaboração do Conselho Municipal da Juventude que, na Lagoa, tem demonstrado vitalidade e responsabilização por processos como o OPJ e o Cartão Jovem Municipal, atualmente, em fase de regulamentação.

AA/CML