Inauguração do Complexo Logístico da Cooperativa Agrícola da Costa Norte

O Presidente do Governo Regional dos Açores inaugurou o Complexo Logístico da Cooperativa Agrícola da Costa Norte, CRL, no concelho da Ribeira Grande, um momento que é “referência para o futuro dos Açores e do setor agropecuário e da indústria”.

Referindo-se à inauguração do novo entreposto de leite deste complexo, José Manuel Bolieiro destacou que tal “é um sinal claro de modernização pela eficiência, por maximizar e otimizar os recursos e minimizar os custos de contexto”.

Esta infraestrutura, especificou o Presidente do Governo, permite dar continuidade à “excelência que a agroprodução tem mantido ao longo dos últimos anos”.

Segundo José Manuel Bolieiro, “as políticas públicas não escravizam nem servem para escravizar os produtores, estão sim ao serviço da sociedade, do empreendedor e do próprio consumidor”. 

Uma economia de progresso e de sustentabilidade, adiantou Bolieiro, “é aquela que se potencia na produção de bens transacionáveis, de valor acrescentado, mas não através da quantidade, e sim da qualidade e da excelência”.

Esta inauguração é o ponto de partida para “garantir inovação e novidade nos diferentes segmentos” do setor, frisou o Presidente do Governo, referindo que “haverá espaço para todos: os produtores do leite convencional, os produtores do Programa do Leite Vacas Felizes, como também os do leite biológico”.

De acordo com José Manuel Bolieiro, o Governo está “disponível e empenhado” a ser regulador na confluência dos diferentes atores desta cadeia de produção, transformação e distribuição.

Referindo-se à carga fiscal, José Manuel Boliero garantiu que “não será” por causa desta que “o produto final será mais caro”. “Ele terá o preço justo face à sua qualidade e diferenciação”, sublinhou. 

O Presidente do Governo afiançou ainda que o seu Executivo pretende “assegurar o aperfeiçoamento das reformas antecipadas para garantir o rejuvenescimento do setor e a publicitação dos laticínios dos Açores”.

O Complexo Logístico da Cooperativa Agrícola da Costa Norte é composto pelo Edifício Comercial, que engloba a loja, armazenagem, zona administrativa e pelo inovador Entreposto de Leite, que é o primeiro em São Miguel capacitado para re3cecionar leite convencional, leite de Vacas Felizes e o primeiro Leite Biológico a ser produzido na ilha.

A construção desta inovadora infraestrutura tem um valor estimado na ordem dos 1,4 milhões de euros, totalmente com recurso a capitais próprios, tendo sido premiada nos últimos três anos – e de forma consecutiva – como Premier Líder.

A eficiência energética foi a base do projeto deste entreposto, com recurso a novas tecnologias, e com uma expetativa de diminuição de custos energéticos na ordem dos 20% a 25%, face aos atuais custos.

AA/GRA