Incentivos à aquisição e instalação de sistemas solares fotovoltaicos já disponíveis

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas fez saber que já foi publicada a regulamentação do programa SOLENERGE, que visa a atribuição de incentivos financeiros para a aquisição e instalação de sistemas solares fotovoltaicos nos Açores.

Berta Cabral, Secretária Regional com a tutela da energia, destaca “o caráter ambicioso e apelativo deste sistema de incentivos, na prossecução da tão desejada e inadiável transição energética nos Açores”.

O SOLENERGE enquadra-se no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem como objetivo aumentar a capacidade instalada em 12,6 MW, através de sistemas solares fotovoltaicos, numa aposta na eletrificação, produção descentralizada e armazenamento distribuído.

“A conjuntura atual fala por si, do mesmo modo que existem argumentos mais do que suficientes nas políticas de futuro da União Europeia para que encaremos a produção e o consumo de energia de uma forma mais responsável, com foco na eficiência, na redução da dependência do exterior e na adoção de uma energia mais limpa e menos oriunda de combustíveis fósseis”, afirma Berta Cabral.

Este novo incentivo, destinado às famílias, empresas, IPSS e outras organizações, permitirá comparticipar a aquisição de sistemas solares fotovoltaicos a 100%, até ao máximo de 1.500 euros por quilowatt instalado.

O SOLENERGE estará em vigor até agosto de 2025, com uma dotação global de 19 milhões de euros. As candidaturas deverão ser efetuadas no portal Recuperar Portugal, em https://recuperarportugal.gov.pt/ , ou https://solenerge.azores.gov.pt/.

Para mais informações, aceda ao Portal da Energia em https://portaldaenergia.azores.gov.pt/portal/PRR/Solenerge.

AA/GRA