Iniciado reboque do navio mercante “Felicity Ace”

Foi iniciado o reboque ao navio mercante sinistrado ao largo dos Açores. O navio, aparentemente estável, não apresenta focos de incêndio no exterior nem interior, registando-se contudo uma temperatura elevada na zona central, sem que haja fumos na sua estrutura. ​Ao local chegou uma equipa de peritos, transportada por um helicóptero EH-101, da Força Aérea Portuguesa, que deu início ao reboque do “Felicity Ace”.

O navio patrulha oceânico NRP Setúbal, da Marinha Portuguesa, permanece no local prestando a assistência necessária, monitorizando permanentemente a estabilidade do navio e eventuais focos de poluição na água, que até ao momento não se registaram. O NRP Setúbal irá continuar de missão na Zona Marítima dos Açores nos próximos dias.

O reboque dirige-se agora para uma área a cerca de 60 milhas (o equivalente a 111 quilómetros) a sudeste da ilha do Faial, que permitirá reforçar o sistema com uma equipa de peritos, a ser transportada para o local por helicóptero civil.  

O Capitão do Porto da Horta encontra-se a acompanhar o plano das operações de reboque.

O navio mercante “Felicity Ace”, que navegava a 90 milhas náuticas (cerca de 170 km) a sudoeste da ilha do Faial, sofreu um incêndio a bordo no passado dia 16 de fevereiro. Os 22 tripulantes foram resgatados e transportados em segurança para o aeroporto da Horta.​

AA/Marinha