Instalação dos Órgãos Autárquicos em Vila Franca do Campo

A cerimónia de instalação dos Órgãos Autárquicos para o quadriénio 2021/2025, teve lugar a 11 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Os 21 membros da Assembleia Municipal e os 6 Presidentes das Juntas de Freguesia, que a ela pertencem por inerência, foram os primeiros a tomar posse, seguidos pelo elenco camarário, liderado pelo Dr. Ricardo Rodrigues.

O Presidente do Município deu conta do seu orgulho em ter sido eleito pela terceira vez consecutiva, considerando a confiança demonstrada em si “tributo do trabalho que tem sido feito e uma responsabilidade, de produzir cada vez mais, a favor do Concelho”.

“Há muito por fazer e o contributo que os eleitos para a Câmara, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia, podem dar no que diz respeito à governação da Autarquia é importante e desejável. Todos devemos participar, neste consenso para o desenvolvimento do Concelho, com espírito construtivo, fazendo o melhor que podemos e sabemos para garantia de uma melhor qualidade de vida para os Vila-franquenses”, frisou.

Por sua vez, a Presidente da Assembleia, vincou que “governa quem foi eleito para tal, a Câmara Municipal e o seu Executivo, cabendo à Assembleia Municipal, em especial, o poder deliberativo, o compromisso e a responsabilidade acrescida de fiscalizar e acompanhar a atividade camarária, de análise e discussão dos planos e atividades, dos documentos de prestação de contas e competências delegadas, das taxas e todo um conjunto de competências a que a lei nos obriga”.

Eugénia Leal reiterou, ainda, a obrigação dos órgãos eleitos demonstrarem “uma atitude séria perante o debate democrático, sempre a favor dos nosso cidadãos”.

Foram empossados para os próximos quatro anos:

– Câmara Municipal – Ricardo Rodrigues (presidente); Emanuel Medeiros; Graça Ventura Melo, Pedro Costa, Carlos Pimentel; Eunice Sousa e Conceição Quental.

– Assembleia Municipal – Eugénia Leal (presidente); Margarida Pinheiro; Hélder Medeiros; António José Sousa; Mariana Salema; Conceição Santos; Bruno Paiva; António José Ponte; Bruno Machado; Rita Rodrigues; Sara Botelho; Alexandre Amaral; Nuno Sociedade; Teresina Teixeira; Alexandre Duarte; Armando Rodrigues; Liliana Dias; Iola Silva; Pedro Pereira; Cláudio Medeiros e Amélia Sousa.

– Presidentes de Junta de Freguesia (membros da Assembleia Municipal por inerência): Emanuel Santos (Água d’Alto); Rui Amaral (Ponta Garça); Arménio Jardim (Ribeira das Tainhas); Luís Gomes (São Miguel); Flávio Pacheco (São Pedro) e Rui Santos (Ribeira Seca).

AA/CMVFC