Já em funcionamento a Plataforma ‘online’ “ApoioCOVID – Soluções Online”

Apresentada pelo Secretário Regional da Saúde e Desporto, a plataforma “ApoioCOVID – Soluções Online” está já em funcionamento e registou forte afluência nas primeiras horas de atividade.

A solução informática criada pela Direção Regional da Saúde permite às pessoas que testaram positivo à covid-19 poderem solicitar uma declaração de isolamento profilático ou submeter o resultado de um autoteste.

Clélio Meneses disse na ocasião que a evolução da pandemia obriga a “respostas constantes”, e a “nova resposta é esta plataforma que visa apoiar, auxiliar, facilitar a vida das pessoas e dos profissionais de saúde”.

O governante esclareceu que a plataforma tem diversas funcionalidades, como “acesso a declarações de isolamento e submissão de autotestes”, estas já em funcionamento, e “outras em fase de desenvolvimento”.

Assim, a plataforma deverá disponibilizar nas próximas horas uma opção para que “contactos próximos” de casos positivos possam requerer igualmente a declaração de isolamento profilático.

“Haverá ainda outra opção de acompanhamento de casos positivos para identificação de coabitantes e sintomatologia”, adiantou o governante.

Na apresentação da plataforma informática, que decorreu no auditório do LREC – laboratório de Engenharia Civil, em Ponta Delgada, esteve também presente o Diretor Regional da Saúde.

Berto Cabral justificou a apresentação agora das primeiras e mais urgentes funcionalidades da plataforma com a urgência da situação da pandemia: “não quisemos adiar mais o lançamento daquilo que já tínhamos pronto”, disse.

O Diretor Regional da Saúde anunciou ainda uma convenção com laboratórios privados para alargar a rede de realização de testes PCR.

“Assim que a convenção estiver pronta e os laboratórios aderirem, será desenvolvida uma solução em que, sendo identificado um caso como suspeito, é gerado um código enviado por SMS ou email para o utente, que livremente escolherá o laboratório onde vai fazer o teste”, frisou ainda

A plataforma está integrada no portal destino seguro e acessível AQUI.  

AA/GRA