Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória

A XIV edição das Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, subordinada à temática “A nova atualidade da agricultura”, terá lugar no edifício da Associação Filarmónica Cultural Recreativa de Santa Bárbara, situado na freguesia da Fonte do Bastardo, ilha Terceira, na próxima sexta-feira, 29 de abril, e sábado, 30.

A iniciativa promovida pela Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV), em colaboração a Associação Agrícola da Ilha Terceira (AAIT), Associação de Jovens Agricultores Terceirenses (AJAT), Bio azórica e Fruter, tem início às 19h30, nos dois dias.

O programa inclui na sexta-feira a abertura do evento, com a presença de John Borges, presidente da Junta de Freguesia da Fonte do Bastardo, seguindo-se, a partir das 19h35, as intervenções de José Matos, sob o tema “O desafio da sustentabilidade na pecuária dos Açores; Ana Almeida, com a temática “Valorização da profissão do agricultor no contexto atual”; José Ventura irá dissertar o tema “O programa de bem-estar animal – Welfare Quality e a sua aplicação na Região Autónoma dos Açores”; Manuel Laureano abordará as ”Considerações sobre a produção Forrageira nos Açores”; e Jorge Rita fará uma “Apreciação sobre a situação atual da Agricultura nos Açores”. O debate previsto para as 21h30.

No sábado, a iniciativa contará com a presença de Ludovina Vieira, que abordará a temática “Desafios da Horticultura e Fruticultura Açoriana na Bensaúde Distribuição”; César Medeiros apresentará “Culturas frutícolas com potencial agroecológico nos Açores”, culminando com o debate com início previsto para as 20h15. Ambos os painéis serão moderados por Francisco Faria.

Na sessão de encerramento, agendada para as 20h45, estarão presentes Miguel Garcia, presidente da Bio azórica; Paulo Rocha, presidente da Fruter; Diego Aguiar, presidente da AJAT; José António Azevedo, presidente da AAIT; Vânia Ferreira, presidente da CMPV; e António Ventura, secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

AA/CMPV