Jornadas Atlânticas de Turismo aproximam Velas, Sal e Porto Santo

O Município de Velas anunciou recentemente a realização das Jornadas Atlânticas de Turismo, Velas, Sal e Porto Santo.

Em setembro de 2023, mais concretamente nos dias 23 e 24, o concelho das Velas, em São Jorge, irá receber a primeira edição das Jornadas, que juntará os Município de Velas (Açores), Sal (Cabo Verde) e Porto Santo (Madeira).

Uma nota da edilidade velense dá conta de que os presidentes dos três Municípios reuniram na ilha de São Jorge, para projetar as Jornadas, que surgem no seguimento da geminação existente entre Velas e estes dois Municípios.

O objetivo passa por dar continuidade a este projeto de geminação, reforçando-o com a realização das Jornadas, por forma a dinamizar e a estreitar os laços de amizade e cooperação entre os três municípios, elevando a troca de ideias e conhecimentos, contribuindo assim para o desenvolvimento e projeção dos concelhos envolvidos, aos mais variados níveis, sobretudo culturais e sociais, mas também económicos, acrescentando valor ao setor turístico e, por conseguinte, à economia local.

Assim, as Jornadas de decorrerão nos dias 23 e 24 de Setembro de 2023, em Velas, sendo que em 2024 decorrerão no Sal, em Cabo Verde e, em 2025 no Porto Santo, Madeira, divididas em duas componentes.

A primeira mais de debate, com oradores convidados, onde se irá falar sobre a Oferta Turística/ Alojamento, sobre Atividades Turísticas e a sua Sustentabilidade, bem como de Promoção e Mobilidade.

A segunda componente será mais de entretenimento e promoção cultural, com participação de Grupos Musicais dos três Municípios.

As Jornadas Atlânticas de Turismo servirão, em suma, como espaço privilegiado de debate, intercâmbios, trocas e partilhas em diferentes domínios do conhecimento e de gestão autárquica, com benefícios para os três Municípios e, por inerência, para os três Arquipélagos.

AA/CMV