Lagoa abre época balnear com hastear de bandeiras azuis

A Câmara Municipal de Lagoa deu início à época balnear com o hastear das Bandeiras Azuis na zona balnear da Caloura, em Água de Pau, e no Complexo de Piscinas Naturais no Rosário.

O Vice-presidente, Frederico Sousa, deu nota na ocasião de que o galardão da bandeira azul é o reconhecimento por parte da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) do elevado nível de qualidade das zonas balneares do concelho.

Recorde-se que, para garantir este galardão, as zonas balneares têm que cumprir com vários requisitos divididos por quatro grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.

Frederico Sousa referiu ainda que “todos os açorianos, especialmente os lagoenses, podem-se orgulhar destas zonas, pois para além do galardão da Bandeira Azul, foram recentemente classificadas com a “Qualidade de Ouro” pela Quercus”. O Complexo de Piscinas Naturais da Lagoa foi, ainda, distinguido, à semelhança de anos anteriores, com o galardão de “Praia Acessível”.

“Estes reconhecimentos são o resultado do trabalho do município de Lagoa na melhoria contínua das zonas balneares do concelho, que são já reconhecidas como de excelência, mantendo a ambição e a expectativa de fazer crescer a o número de zonas com aptidão balnear”, referiu ainda o autarca.

A época balnear de 2022 na Lagoa teve, assim, início a 11 de junho, com o hasteamento das Bandeiras Azuis, e terminará a 11 de setembro. Este ano, foram galardoaras com Bandeira Azul o Complexo de Piscinas Naturais da Lagoa, a zona balnear da Caloura e a zona balnear da Baixa d´Areia.

AA/CML