Lagoa acolhe roteiro INCoDe.2030 – Capacitação digital

O Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel – Nonagon acolheu o evento INCoDe.2030 – Capacitação Digital, dedicado ao tema do “Mar”, que contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, do Diretor Regional das Políticas Marítimas, Mário Rilhó Pinho e do Secretário do Estado do Mar, José Maria Costa.

Esse evento ocorre no âmbito da “Iniciativa Nacional Competência Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030”, um programa integrado de política pública que visa promover as competências digitais. Este roadshow contou com a colaboração da Câmara Municipal de Lagoa, sendo a Lagoa um dos 25 locais escolhidos, por todo o país, para a realização deste roteiro, que visa a promoção e capacitação das competências digitais da população portuguesa em toda a sua diversidade, abordando temas variados, desde a economia digital, à igualdade de género e à inovação.

Na Lagoa, esta segunda sessão do roadshow foi dedicada ao tema do mar e contou com o contributo de diversos oradores, de iniciativas locais e de projetos emblemáticos, que promovem a capacitação digital em Portugal e que contam com o apoio do INCoDe.2030.

Para a presidente da Câmara da Lagoa, o município associou-se a esta iniciativa de política pública, porque a mesma “vem reforçar a aposta na digitalização, que é um dos grandes objetivos nacionais da atualidade”.

“A Câmara Municipal da Lagoa, na qualidade de entidade prestadora de um serviço público aos seus munícipes tem também trilhado um caminho de afirmação no âmbito da digitalização. Os atuais desafios do Poder Local visam cada vez mais a oferta de serviços qualificados, capazes de responder às exigências e expetativas dos cidadãos que procuram uma elevada qualidade de vida”, salientou a edil, acrescentando que, “vivemos numa época em que as novas tecnologias dominam, cabendo-nos aproveitar as suas potencialidades, cultivando através destas uma política de proximidade entre o Poder Local e as populações”.

Por outro lado, Cristina Calisto realçou que “a economia digital será um dos principais motores da atividade económica nas próximas décadas e que tem um verdadeiro impacto sobre a sociedade atual, sendo necessário apostar na educação, na inclusão, na literacia digital, na literacia da informação e na promoção do desenvolvimento das competências digitais necessárias, por forma a que se consiga uma população com as qualificações necessárias e adequadas para vingar a nível da transição digital”.

A edil finalizou o seu discurso, salientando a honra e o prestígio de receber este evento na cidade de Lagoa.

AA/CML