Lagoa apoia sessão “Contos Intercalares”

A Câmara Municipal de Lagoa irá apoiar, no próximo dia 12 de novembro, às 11h00, a sessão intitulada “Contos Interculturais” dinamizada por Valter Peres que irá decorrer no Centro Cultural da Caloura (CCC), sediado na vila de Água de Pau.

Esta sessão, organizada pela AIPA (Associação dos Imigrantes nos Açores) e Centro Cultural da Caloura (CCC), será dedicada aos jovens abrangidos pelo projeto Terra Jovem – Lagoa da Associação de Promoção de Públicos Jovens. Numa extensão do festival “O Mundo Aqui”, que irá decorrer nos dias 12 e 13 de novembro, no Pavilhão das Portas do Mar, em Ponta Delgada, a iniciativa na Lagoa visa abranger outros públicos através da sua descentralização.

O contador de histórias, Valter Peres, através da narração oral, irá dar a conhecer aos jovens os contos de diferentes países, salientando a interculturalidade e focando a literatura oral.

De salientar que, Valter Peres, natural da ilha Terceira, contador de histórias e ator, através das sessões de narração que dinamiza já percorreu o arquipélago açoriano, bem como alguns locais de Portugal continental e também Espanha. Valter Peres começou a contar histórias com 18 anos, nas escolas do primeiro ciclo. É, igualmente, coorganizador do “Conto Contigo na Praia”, Festival Internacional de Contistas nos Açores.

De referir que, o projeto Terra Jovem, que existe desde 2014, foi implantado no concelho de Lagoa em 2020 e tem como principal objetivo a empregabilidade dos jovens em situação de vulnerabilidade, através do empreendedorismo social, coesão, justiça social e desenvolvimento sustentável.

AA/CML