Lagoa assinala abertura do programa natalício

A Câmara Municipal de Lagoa assinala a abertura do seu programa natalício, com a publicação de um documentário alusivo ao culto da Natividade materializado no presépio.

O nascimento de Jesus, celebrado no Natal, tem grande importância para a tradição judaico-cristã. Desde os primórdios do povoamento açoriano, por influência da Ordem de São Francisco, cujo fundador construiu o primeiro presépio documentado, desenvolveu-se no nosso povo uma grande devoção pela construção de presépios.

No caso do concelho de Lagoa, o culto assumiu também relevância acrescida desde o século XIX. Nessa época, com a abertura das fábricas de cerâmica na Lagoa, criaram-se condições para o desenvolvimento de uma “escola” de bonecreiros (artistas criadores de figuras de presépio) que assumiu dimensão assinalável, e revelou particularidades estilísticas configurando uma forma de arte popular, que é hoje idiossincrática da Lagoa.

O reconhecimento de todas estas razões determinou a abertura do Núcleo museológico do Presépio, instalado no antigo convento franciscano de Santo António, que constitui uma exposição de longa duração do Museu de Lagoa-Açores.

Esta exposição, a loja do Museu de Lagoa-Açores (onde se vendem figuras de presépio tradicionais dos bonecreiros da lagoa) e a Rota Bonecreira que mantemos online, ganham hoje, com a divulgação deste documentário, mais um recurso que divulga a sua oferta pública.

AA/CML