Lagoa assinala Dia Mundial da Abelha

A Câmara Municipal de Lagoa em São Miguel irá assinalar o Dia Mundial da Abelha, mundialmente celebrado a 20 de maio, com uma atividade dinamizada pelo Gabinete de Ambiente, através do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL). A iniciativa terá lugar no dia 19, pelas 13h30, com a visita de duas turmas do jardim de infância da Escola EB1/JI Dr. Francisco Machado Faria e Maia às instalações da empresa «Açores Mel».

Durante a visita, as crianças terão a oportunidade de visitar várias zonas da «Açores Mel», onde poderão conhecer os diferentes processos de extração e produção do mel, desde a zona de receção de caixa com mel vinda dos apiários, passando pela zona de extração de mel, zona de acondicionamento, embalamento e rotulagem e zona de fabrico de velas de cera de abelhas e terminando numa zona com simulação de um apiário.

Esta atividade permitirá aos mais jovens ficarem a perceber a importância das abelhas no nosso planeta e, também, conhecer um dos produtos resultante do seu trabalho, que chega às nossas casas, o mel.

O Dia Mundial da Abelha celebra-se todos os anos a 20 de maio. Este dia homenageia o aniversário de Anton Janša, pioneiro nas modernas técnicas de apicultura do século XVIII. Esta data comemora a importância dos seres polinizadores e procura sensibilizar para as ameaças que as abelhas enfrentam. Pretende-se valorizar a sua importância para o equilíbrio do ecossistema, para a conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável.

A Organização das Nações Unidas estima que as várias espécies de abelha enfrentam, atualmente, um risco 100 a 1000 vezes superior de extinção, devido ao impacto humano na natureza.

AA/CML