Lagoa assinala Dia Mundial do Ambiente com visita e caminhada

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, o Gabinete de Ambiente da Câmara Municipal de Lagoa, através do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL), vai realizar duas atividades: uma visita à ETAR de Água de Pau e uma «Caminhada pelo Ambiente».

A visita à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) realizar-se-á no dia 3 de junho, com o objetivo de sensibilizar e dar a conhecer às crianças todo o processo de tratamento de água residual, bem como a valorização de lamas e os respetivos destinos finais de todos os procedimentos. Esta atividade destina-se a duas turmas do 4.º ano, num total de 25 alunos, da escola EB1/JI Dr. Francisco Carreiro da Costa e irá decorrer entre as 09h30 e 11h00.

Esta atividade permitirá mostrar aos mais novos o sistema de tratamento das águas domésticas de Água de Pau. O tratamento das águas recebidas é realizado através de um sistema de lamas ativadas, do tipo vala de oxidação, constituído por um tanque com dois arejadores horizontais, com descarga na ribeira perto da confluência com o oceano.

Já no dia 5 de junho, a Câmara Municipal de Lagoa irá realizar uma «Caminhada pelo Ambiente», aliando, destafeita, duas áreas de atuação: ambiente e desporto. Todos os pedestrianistas que, neste dia, farão o trilho da Janela do Inferno, com início na Casa da Água Trail Point, irão ser desafiados a recolher os resíduos que encontrarem no percurso e colocar os mesmos num saco de pano, facultado pelo CEFAL.

Refira-se que, o Dia Mundial do Ambiente é celebrado anualmente a 5 de junho. Trata-se de um evento anual que tem como objetivo assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de salvar o ambiente. A celebração do Dia Mundial do Ambiente teve início em 1972. O dia 5 de junho foi escolhido para festejar esta data já que marca o dia em que teve início a Conferências das Nações Unidas sobre o meio ambiente.

AA/CML