Lagoa associa-se às celebrações do Dia Municipal para a Igualdade

A vereadora Mónica Domingues, da Câmara de Lagoa, participou num evento aberto ao público, que teve lugar no auditório da EBI de Água de Pau, enquadrado na 3.ª edição da IMPRÓPRIA – Mostra de Cinema de Igualdade de Género, que acontece no âmbito do Dia Municipal para Igualdade, que se assinala a 24 de outubro.

A IMPRÓPRIA conta com um programa de intervenção social nos cinco territórios considerados prioritários pela Estratégia Regional de Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social nomeadamente, Arrifes, Água de Pau, Rabo de Peixe, Fenais da Ajuda e Terra Chã com o objetivo de descentralizar a oferta cultural e levar a estes territórios o debate e a sensibilização para um tema tão relevante nos territórios que evidenciaram mais necessidade de intervenção social.

Na ocasião, a vereadora Mónica Domingues frisou que, “é com satisfação e entusiasmo que a Câmara Municipal de Lagoa se associa a esta iniciativa que visa a promoção e a defesa do direito à igualdade de género, o que certamente contribuirá para uma sociedade mais justa, coesa e solidária”.

A vereadora responsável pela área social do município de Lagoa salientou igualmente que, “os estereótipos de género estão na base de muitas desigualdades entre homens e mulheres, sejam eles estereótipos relativos às atividades profissionais, aos papéis desempenhados na família, aos traços ou atributos de personalidade e, até mesmo, às características físicas, a educação para a igualdade assume particular relevância. Cabe, pois, a todos os atores sociais e a cada um de nós esse papel. Que o género nos distinga, mas não nos discrimine, fragilize ou exclua”.

AA/CML