Lagoa celebra Dia Internacional dos Museus com várias atividades

A Câmara Municipal de Lagoa, através do Museu de Lagoa- Açores, irá celebrar, no dia 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus, com diversas atividades que irão ao encontro do tema do International Council of Museums – ICOM, nomeadamente “O Futuro dos Museus: recuperar e reimaginar”.

Assim, no dia 18 de maio, todos os interessados poderão entrar, gratuitamente, nos espaços tuteados pelo Museu de Lagoa – Açores (ML-A) e nos seus espaços parceiros, no horário normal de funcionamento. Desta forma, a edilidade incentiva todos os lagoenses a visitar ou revisitar os vários espaços museológicos existentes no concelho, dando a conhecer as coleções presentes e sensibilizando para a salvaguarda e valorização do património cultural.

Por outro lado, será, igualmente, lançada a página da rede social Facebook do ML-A, num momento de aproximação com o seu público, que se prende com a necessidade de comunicar através da partilha social, promovendo os vários espaços museológicos e as suas coleções, bem como as atividades que decorrem nos mesmos, proporcionando uma interação com o público.

Para assinalar esta efeméride, o Núcleo museológico do Cabouco promove, para o público-escolar, uma oficina didática intitulada Envolve-te na museografia: escolhe uma peça e desenha-a, com o intuito de divulgar o acervo do próprio espaço museológico e envolver os mais jovens na sua museografia, desafiando-os a desenhar uma peça à escolha, estabelecendo a relação Edifício-Público-Objeto. De salientar que, esta oficina carece de marcação prévia.

Às 15h00, por forma a celebrar o IV aniversário da Coleção Visitável da Matriz de Lagoa, será apresentado ao público, via online, na página Facebook da edilidade e do Museu de Lagoa- Açores, um aplicativo do vídeoguia, nos sistemas Android e IOS, desenvolvido no âmbito do projeto vencedor da 4ª edição do Orçamento Participativo Jovem 2020 (OPJ). Este vídeoguia alarga as valências de acessibilidade e inclusão no espaço museológico, permitindo uma visita guiada com interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Esta funcionalidade permite remover a barreira linguístico-cultural, proporcionando uma fruição plena dos conteúdos expostos, através da partilha da informação, resultando numa maior vivência cultural.

Por seu turno, numa parceria entre a Câmara Municipal de Lagoa e o Centro Cultural da Caloura (CCC), às 20h00, através da rede social Facebook da edilidade, irá decorrer uma exposição virtual de desenhos da autoria de Alexandra Baptista, intitulada CCC (a)dentro. Esta resulta de uma série de sketches feitos in situ por Alexandra Baptista, em que a autora tenta captar a ambiência do lugar registando o espaço e as formas que o habitam.

Já no dia 22 de maio, irá decorrer, a partir das 18h00 e através do Facebook da Câmara Municipal de Lagoa, o II Recital de Canto e Piano, sob o mote “Canções, odes e trovas”. Este momento musical conta com a participação da soprano Helena Castro Ferreira, acompanhada por Tiago Dias ao piano. Este II Recital contará com diversas obras de canto e piano, desde logo de M. Ravel; F. Lacerda; J. Croner de Vasconcellos; J. Vianna da Motta; T. de Borba e C. Carneyro.

AA/CML