Lagoa celebra Festa do Espírito Santo no Império de São Pedro em Água de Pau

A Câmara Municipal de Lagoa, ilha de São Miguel, irá promover, simbolicamente, as festas em honra do Divino Espírito Santo, Império de São Pedro, que decorrerão no largo de Santiago, na vila de Água de Pau, de 1 a 3 de julho, retomando, dessa feita, uma tradição identitária que ficou interrompida devido à pandemia.

Assim, no dia 1 de julho, a partir das 20h00, irá decorrer a abertura do Quarto do Espírito Santo, com a tradicional bênção pelo Reverendíssimo Pe. João Furtado, seguindo-se a habitual, reza do terço e interpretação do Hino do Espírito Santo, pelo grupo Vozes do Monte Santo.

No dia 2 de julho, 447 pensões serão distribuídas, por uma equipa de colaboradores da edilidade a todos os portadores do cartão Lagoa + Saúde, incluindo as cinco freguesias do concelho.

Por seu turno, no último dia de celebração, no dia 3 de julho, a partir das 10h30, do largo de Santiago até à igreja de N. Sra. dos Anjos, decorrerá o cortejo com a coroação do Divino Espírito Santo, seguindo-se, pelas 11h00, da eucaristia presidida pelo Reverendíssimo Pe. João Furtado. Após a cerimónia, o cortejo com a coroação do Divino Espírito Santo, fará o percurso da igreja de N. Sra. dos Anjos até à Ermida de Santiago, às 12h15, onde posteriormente haverá o sorteio das Domingas para o ano 2023, pelas 13h00. Ainda neste dia, haverá porco no espeto, numa iniciativa organizada pela Junta de freguesia de Água de Pau, que contará com a atuação dos Animadores do Divino.

AA/CML