Lagoa congratula a aprovação para a proteção e preservação da Fábrica do Álcool

A Câmara Municipal de Lagoa congratula a aprovação, no Parlamento, para a proteção e reconversão do património da SINAGA, mais especificamente para a preservação da Fábrica do Álcool na Lagoa.

Para o executivo lagoense é fulcral encontrar uma resolução futura que dignifique o imóvel da Fábrica do Álcool, através da sua salvaguarda e reconversão, acrescentando-lhe um valor funcional.

Efetivamente, a Câmara Municipal de Lagoa reconhece a importância da preservação da memória deste património imóvel e pese-embora não disponha de capacidades financeiras para adquirir o terreno e rentabilizar o espaço, manifesta, novamente, a sua intenção reiterando o seu pedido para que o Governo Regional dos Açores ceda a edificação à edilidade lagoense, bem como um apoio monetário que garanta a sua manutenção, conservação e requalificação/ adaptação à dinamização.

De salientar que, o imóvel foi parcialmente classificado pela edilidade, por forma a garantir a preservação da sua identidade, história e património industrial. Assim, as diversas propostas de intervenção da Câmara Municipal de Lagoa passam por salvaguardar o valor do património cultural e histórico daquele espaço, mas igualmente, proteger a sua identidade, valorizar o seu espólio, através da preservação do património arquitetónico, que constitui interesse e benefícios para a comunidade local, mas igualmente, para quem visita o concelho.

AA/CML