Lagoa dá início a projeto lúdico-pedagógico com a arte circense

A Câmara Municipal de Lagoa implementou um projeto intitulado “O Circo de Mãos Dadas com a Lagoa”, através de uma parceria com a Associação de Artes Circenses dos Açores – 9’ Circos.

Esta iniciativa pretende, com o auxílio das artes circenses, fomentar uma metodologia de intervenção lúdico-pedagógica, com a aquisição de competências socio-efetivas e comportamentais úteis, facilitando o bem-estar e desenvolvimento das crianças, tanto a nível escolar como familiar.

Assim, este projeto conta com a parceria da Escola Básica Integrada (EBI) de Lagoa, da EBI de Água de Pau, do Centro Social e Cultural do Cabouco e da Junta de Freguesia da Ribeira Chã que, para além de sinalizarem as crianças, disponibilizarão o espaço para as sessões. A iniciativa “O Circo de Mãos Dadas com a Lagoa” decorrerá durante um ano, nas cinco freguesias do concelho de Lagoa, totalizando 5 turmas, mais precisamente uma por cada freguesia, em que 68 crianças irão participar, semanalmente, nessas sessões.

Sedimentar a ligação com a escola, potenciar o envolvimento da família e comunidade de residência, prevenindo, assim, o abandono escolar precoce e os comportamentos de risco de crianças dos 6 aos 12 anos, são alguns dos principais propósitos deste projeto, que visa, através das artes circenses, potenciar o bem-estar geral da criança e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal, académico e social.

De salientar que, este projeto surgiu de uma candidatura, por parte da Associação de Artes Circenses dos Açores – 9’ Circos, à Fundação Bancária “la Caixa” Infância 2021, que contou com mais de 140 candidaturas, tendo 22 sido aprovadas. Efetivamente, a Fundação Bancária “la Caixa” apoia projetos na área social, através de várias iniciativas destinadas a ajudar quem mais precisa, colaborando, igualmente, com a investigação e difusão da ciência, da educação e da cultura.

AA/CML