Lagoa disponibiliza compostores domésticos

A Câmara Municipal de Lagoa está a entregar compostores domésticos a quem tenha interesse em usufruir deste equipamento e que tem como principal objetivo promover e salvaguardar o meio ambiente através da valorização dos resíduos orgânicos.

Numa iniciativa financiada pelo POAçores2020, a autarquia adquiriu 300 compostores que estão a ser distribuídos gratuitamente a instituições e munícipes interessados em promover a compostagem orgânica nas suas hortas ou jardins.

De referir que a compostagem é um processo biológico através do qual os microrganismos transformam a matéria orgânica, nomeadamente as folhas, aparas, ramagem, restos de vegetais, frutas e legumes, numa substância semelhante ao solo, designada de composto. Assim, este processo é simples e amigo do ambiente e permite, essencialmente, reciclar a matéria orgânica devolvendo-a ao solo sob forma de fertilizante natural, que por sua vez, contribuiu para a redução do efeito de estufa, do aquecimento global e protege a camada de ozono.

Todos os interessados em obter esclarecimentos adicionais e/ou solicitar um compostor doméstico, poderão contatar o gabinete de ambiente através do e-mail ambiente@lagoa-acores.pt ou através do número de telefone: 296 960 600.

AA/CML