Lagoa inaugura novo arruamento

 

A Câmara Municipal de Lagoa inaugurou a Rua do Convento dos Franciscanos, em Santa Cruz, na Lagoa. Esta estrada irá assegurar uma nova ligação entre o centro de Santa Cruz e a Estrada Regional nº 1 – 1ª, trazendo uma maior segurança para todos os automobilistas.

Esta intervenção representa uma alternativa à interseção da Rua da Quintã à Estrada Regional, respondendo à necessidade de uma maior fluidez de tráfego e segurança, sobretudo na saída do centro da freguesia. Para além de ter duas faixas de rodagem, foi criada uma bolsa de estacionamento para 80 viaturas, respondendo à crescente necessidade a este nível em Santa Cruz e, ainda mais evidente, aquando dos eventos festivos e culturais realizados quer no Convento de Santo António, quer na freguesia propriamente dita.

De referir que, com essa nova estrada, a paragem de autocarro será deslocalizada para uma zona mais segura, permitindo passar a rua de Santo António para um único sentido (Norte -Sul) e criando, assim, uma nova zona de estacionamento, devidamente disciplinada.

Outra importante alteração foi a passagem para um sentido (Poente-Nascente) do troço da conhecida Rua do Jardim (entre o Rua de Santo António e o Canto do Garfo), permitindo o aumento de estacionamento e melhoraria de visibilidade e consequente segurança nesse cruzamento.

De acordo com a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, “esta obra é mais um contributo para o cumprimento de uma promessa eleitoral e um anseio de longa data dos lagoenses, nomeadamente dos santa cruzenses e cujo investimento ascendeu o meio milhão de euros”. Refira-se que é, ainda, intenção do executivo a criação de mais zonas de estacionamento, prolongamento de ciclovias, melhoria de passeios e até eventual criação de um circuito de minibus, desde que enquadrado no próximo quadro comunitário de apoio, e devidamente pensada e planeada de forma que todo o concelho cresça de forma sustentável e que nunca sejam comprometidos o bem-estar e a segurança de todos os lagoenses e de quem visita a Lagoa.

Nesse âmbito, convém referir que, se encontra em desenvolvimento a elaboração do Plano de Mobilidade e Acessibilidades para a cidade de Lagoa. De acordo com o executivo lagoense, este será um plano que irá permitir uma visão e uma abordagem integrada para a cidade, para que todos os meios de mobilidade, sejam eles rodoviários, pedonais e, através de outros meios de mobilidade suave, como as bicicletas, possam estar articulados com as questões como a habitação, comércio, restauração e zonas de lazer.

Salienta uma nota da autarquia que “para o executivo da Câmara Municipal, a mobilidade na cidade de Lagoa tem de ser pensada de forma a solucionar os desafios e preparar o futuro, em que as pessoas estejam sempre em primeiro lugar, desde logo com a continuidade do trabalho de eliminação das barreiras arquitetónicas”.

AA/CML