
A Câmara Municipal de Lagoa concluiu a instalação de equipamentos de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) no Campo Municipal João Gualberto Borges Arruda, no Campo Municipal Mestre José Costa Leste e no Aquafit Health & Fitness Club.
A instalação certificada exigiu a formação de Suporte Básico de Vida (SBV) e Desfibrilhação Automática Externa (DAE) a colaboradores da Unidade Orgânica Desporto, Juventude e Turismo e a membros dos clubes utilizadores das respetivas instalações desportivas, nomeadamente Santiago Futebol Clube e Clube Operário Desportivo.
Os equipamentos já se encontram instalados nas infraestruturas desportivas municipais com as respetivas licenças de utilização emitidas pelo Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores e pelo Instituto Nacional de Emergência Médica e integrados no Plano Nacional de Desfibrilhação Automática Externa.
Desta forma, as instalações desportivas municipais ficam assim licenciadas de acordo com o previsto no Decreto Legislativo Regional nº 18/2013/A de 16 de outubro, para o uso de Desfibrilhação Automática Externa.
No total, são 18 as pessoas com as competências necessárias à utilização dos equipamentos, e aptas a realizar manobras de Suporte Básico de Vida (SBV), com utilização de um DAE, numa vítima em paragem cardiorrespiratória. O objetivo desta medida é o de contribuir para o melhoramento da segurança dos utilizadores das referidas instalações, garantindo o reforço da cadeia de sobrevivência.
Segundo o Vereador Nelson Santos, responsável pelo pelouro do desporto, a autarquia tem realizado um forte investimento nas instalações desportivas municipais e, sem dúvida, o município está hoje dotado de um conjunto de equipamentos desportivos que primam pela qualidade, sendo agora, pela implementação de DAE, reforçada a sua segurança e a dos seus utilizadores.
AA/CML