Lagoa promove conferência “Desporto: do mar à montanha”

Integrado nos ciclos de conferências temáticas que pretendem assinalar os 500 anos de concelho e 10 anos de cidade, o município de Lagoa promove, nos dias 1 e 2 de julho, um evento formativo e com acreditação do Instituto Português de Desporto e Juventude com 2,1 unidades de crédito para Título Profissional de Treinador de Desporto.

Os oradores de referência nacional, como Carlos Neto (Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana), Pedro Mortágua Soares (Municípios Amigos do Desporto) e Ricardo Balbeira (Universidade Europeia), juntam-se personalidades diversas da área do treino, fisioterapia, neuropsicologia e nutrição num programa repleto de motivos de interesse para qualquer dirigente, treinadores e atleta. A dinamização dos trabalhos estará a cargo do jornalista e editor de desporto, Arthur Melo.

Do programa, consta ainda uma mesa redonda com representantes de alguns clubes que, conhecedores da realidade local e com provas dadas na formação de atletas, consigam partilhar a sua experiência com escalões de formação, contribuindo ainda com a sua visão sobre o panorama desportivo atual e futuro.

Vitor Félix, Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem e Luís Onça, promotor de eventos contribuirão para uma visão do desporto potencializador do contato direto com a natureza “do mar à montanha!”.

O evento decorrerá exclusivamente em formato presencial, no cineteatro lagoense, ocupando o dia de sexta, dia 1, e a manhã de sábado, dia 2. A participação, ainda que gratuita, carece de inscrição disponível no portal da autarquia https://lagoa-acores.pt/menu/viver/desporto/conferencia ou nas redes sociais do gabinete de desporto do município.

“0/947 mts – Do mar à montanha!” é, nos últimos anos, o lema do Desporto no Município de Lagoa. Esta simples frase, que agora dá nome à conferência, pretende transmitir a potencialidade que o concelho detém em práticas desportivas formais e não formais desde o nível do mar até à altitude máxima, registada no Pico da Barrosa. São inúmeros os eventos e as parcerias decorrentes desta dinâmica criada na Lagoa que se orgulha dos feitos alcançados pelos seus 17 clubes sediados neste território.

De acordo com o vereador Nelson Santos, responsável pela pasta do desporto municipal, “este evento, mais do que um momento formativo pretende ser um momento de partilha onde cada um emprestará o seu saber para, em contexto de conversa franca, pensarmos o desporto enquanto ferramenta de promoção da saúde, bem-estar e estilo de vida”.

Acrescenta ainda o edil que, “nenhuma outra atividade promove a eliminação de desigualdades sociais como o desporto. Dentro de campo são todos iguais, vestem todos de igual e têm deveres e direitos. Assim, no desporto como na vida, importa a quem o promove e dirige a constante atenção e formação. Apesar de não ter responsabilidades formalmente atribuídas para a formação/creditação de treinadores, o município de Lagoa reconhece a importância da mesma e dinamiza este evento, creditado pelo IPDJ, principalmente para dirigentes e treinadores da Lagoa, que, abnegando do seu tempo pessoal, dedicam-se de corpo e alma aos clubes e aos seus atletas.

AA/CML