Lagoa promove iniciativas no âmbito da campanha SOS Cagarro 2021

A Câmara Municipal de Lagoa, através do CEFAL- Centro de Educação e de Formação Ambiental, adere à campanha SOS Cagarro 2021, promovendo uma vigília noturna, no passeio marítimo da cidade de Lagoa, no dia 3 de novembro, a partir das 20h30 no Posto de Turismo, numa parceria com a Junta de Freguesia de Nossa Sra. do Rosário, Parque Natural de Ilha de São Miguel e aberta à comunidade em geral. Também no âmbito da campanha, e a partir do dia 27 de outubro e até ao dia 10 de novembro, será desligada a iluminação do passeio marítimo da cidade de Lagoa.

Esta é uma iniciativa que se integra na Campanha SOS Cagarro 2021. Desde o dia 1 de outubro e até ao dia 15 de novembro, que a mesma está a ser coordenada e dinamizada pelo Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, através dos Serviços de Ambiente e Alterações Climáticas/Parques Naturais de Ilha e com o apoio de várias entidades públicas e privadas.

A campanha SOS Cagarro realiza-se desde 1995 e visa, principalmente, a preservação do cagarro, mais precisamente com o resgate de juvenis que saem pela primeira vez do seu ninho e que, devido à luminosidade, ficam encadeados e desorientados, não conseguindo chegar ao mar em segurança.

Os Açores são a região do mundo com a maior população nidificante de cagarros (Calonectris borealis), cerca de 75 % da população mundial, mas que se encontra em estado de conservação desfavorável e em decréscimo, sendo fulcral todas as ações realizadas em prol da sua proteção e conservação.

AA/CML