Lagoa recebe galardão Bandeira Azul em três zonas balneares

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) anunciou os locais galardoados para a época balnear de 2022. O Município de Lagoa, em São Miguel, vai receber o galardão Bandeira Azul em três zonas balneares do concelho, sendo elas o complexo de piscinas naturais, a zona balnear da Caloura e a praia da Baixa D’Areia.

O Presidente da ABAE a existência este ano de 49 zonas balneares com galardão Bandeira Azul no arquipélago dos Açores, sendo três delas no concelho da Lagoa.

Desta forma, o júri felicitou a Câmara Municipal de Lagoa pelo excelente desempenho na época balnear de 2021, que requereu um envolvimento e um empenho excecionais no cumprimento de regras de segurança, para que todos pudessem usufruir de um local tão saudável como são as praias portuguesas e solicitou o mesmo empenho na época balnear de 2022.

A época balnear de 2022, nas três zonas galardoadas do concelho da Lagoa, terá início a 11 de junho, com o hasteamento da Bandeira Azul, e terminará a 11 de setembro.

Para garantir este galardão as zonas balneares têm que cumprir requisitos como a submissão e publicação de informação, a realização de atividades de educação ambiental, respeitar códigos de conduta ambiental, manter a qualidade da água balnear, boas práticas ambientais, entre outros.

Lembra uma nota da edilidade que as Piscinas Naturais da Lagoa têm a distinção da Bandeira Azul há 26 anos consecutivos, a zona balnear da Caloura há 23 anos e a zona balnear da Baixa d´Areia recebeu o galardão em 2014 e 2021.

AA/CML