Lagoa recebe recital de canções

No próximo dia 22 de maio, a partir das 18h00, será transmitido online, através do Facebook da Câmara Municipal de Lagoa, um Recital de Canções, Odes e Trovas, que contará com as interpretações da soprano Helena Castro Ferreira, e do pianista Tiago Dias.

Atendendo à situação pandémica e consoante as indicações emanadas pelo Governo Regional dos Açores e pela Direção Regional da Saúde, serão disponibilizados apenas 20 bilhetes para os interessados poderem assistir, presencialmente, a este momento musical, sendo que, os mesmos deverão reservar o seu bilhete através do contato telefónico 296 912 510 e, posteriormente, dirigir-se ao convento de Santo António, em Santa Cruz, para levantar o ingresso.

Neste Recital, que irá decorrer na igreja do convento de Santo António, serão interpretadas obras para canto e piano de M. Ravel, F. Lacerda, J. Croner de Vasconcellos, J. Vianna da Motta, T. de Borba e C. Carneyro.

De acordo com o pianista João Espírito Santo, “a primeira parte deste concerto é inteiramente preenchida por obras para canto e piano de Maurice Ravel, todas de inspiração tradicional, que representam uma faceta menos conhecida da produção do compositor francês. A segunda parte, será dedicada a obras de vários compositores portugueses, que espelham bem a riqueza e diversidade da cultura musical do início do séc. XX”.

Helena Castro Ferreira é uma soprano lírica com coloratura, natural da Lagoa. Iniciou os seus estudos em música aos 9 anos e ingressou o Conservatório Regional de Ponta Delgada, em 1996. Em 2005, estreou-se no musical “A Lenda das 7 Cidades”, no papel de princesa. Aquando da sua participação, como figurante, na produção de “L’elisir d’amore” do Teatro Nacional de São Carlos, em 2007, na cidade de Ponta Delgada, decidiu ingressar o ensino superior de canto.

Fez licenciatura em canto e o mestrado em ópera na Hochschule für Musik und Theater, na Alemanha, tendo terminado em 2015. Foi aluna de Canto de Carolyn James e de Cénica de Florian Leibrecht.

Detém o prémio Berenberg Bank 2013, o 3ºlugar ex-aequo, em 2013, e o segundo lugar, em 2016, do Concurso de Canto lírico da Fundação Rotária Portuguesa. Em Música de Câmara, venceu o concurso “Live MusicNow – Hamburg”.

Em ópera apresentou-se em variados papéis e fez cursos de aperfeiçoamento/Masterclass com ClaudineAnsermet, Sandra Medeiros, Elisabete Matos, EddaMoser, Reri Grist, Doreen deFeis e James Hooper.

Atualmente leciona Canto, Estúdio de Ópera e Arte de Representar no Conservatório Regional de Ponta Delgada.

Tiago Dias é natural de Ponta Delgada, iniciou os seus estudos musicais aos cinco anos no Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde estudou com Natália Silva, Maria do Carmo Ourique, António Teves e Natalia Atamas, com quem concluiu o Curso Complementar de piano.

Ingressou na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo na cidade do Porto, nas classes de piano de Madalena Soveral e Luís Filipe Sá, integrando a classe de música de câmara de Jaime Mota.

Na mesma escola, foi-lhe atribuído o grau de Mestre em piano após a conclusão do Mestrado em Música – Interpretação Artística, área de especialização em piano na classe de Luís Filipe Sá, sob a orientação da Professora Doutora Daniela Coimbra no desenvolvimento do Projetoo Científico, subordinado ao tema: “Olivier Messiaen, Vingt Regards sur l’Enfant-Jésus, Uma contemplação religiosa”.

Foi Bolseiro da Fundação Medeiros e Almeida e do Governo Regional dos Açores e Integra o corpo docente do Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde leciona a disciplina de Piano.

AA/CML