Lajes assinala Dia Internacional da Mulher

A Câmara Municipal das Lajes do Pico assinala o Dia Internacional da Mulher (8 março) homenageando todas aquelas que, das mais variadas formas, contribuíram para a construção e desenvolvimento deste município.

Este é um dia para refletirmos sobre a necessidade de um mundo mais justo, seguro e igualitário para as mulheres. Apesar das desigualdades ainda existentes muito foi feito para o contínuo progresso dos direitos das mulheres nas últimas décadas, existindo hoje vários diplomas que anunciam o dever de garantir o tratamento igual perante a lei a todas as pessoas, independentemente do género, e legislação que atua no combate a todas as formas de discriminação.

No Concelho das Lajes do Pico, de um total de 4490 habitantes (2019), residem 2350 mulheres (52,3%). Destas, 260 jovens estudam nas nossas escolas, e delas se espera e deseja um futuro cheio de sucessos. Também à semelhança das restantes ilhas açorianas e de Portugal continental, são elas que representam a maioria dos novos acessos ao Ensino Superior. Nasceram 34 crianças em 2019 sendo 16 do sexo feminino. Elas vivem mais tempo, tendo uma esperança média de vida de 81 anos, enquanto os homens se ficam pelos 74. Faleceram, no ano de estudo de 2019, 48 residentes, sendo 17 mulheres. Os maiores empregadores de funcionários do sexo feminino no concelho das Lajes do Pico são: Câmara Municipal, Direção Regional da Educação e Santa Casa da Misericórdia.

O caminho da mulher face à dignificação do seu papel e à valorização das suas múltiplas competências não vai abrandar e adivinham-se saltos gigantescos no sentido da caminhada para a igualdade entre os géneros.

AA/CMLP