Lançada plataforma que ajuda a encontrar a profissão certa

Há uma plataforma online que quer ajudar as pessoas a encontrarem a profissão certa para serem felizes.

O Guia das Profissões surgiu em plena pandemia, oferecendo, de forma gratuita, um Simulador que permite chegar à profissão ideal de acordo com as disciplinas preferidas de cada pessoa.

Uma velha máxima aconselha a escolher um trabalho de que se goste para não ter de se trabalhar um único dia na vida. E foi com essa ideia em mente que surgiu a plataforma online Guia das Profissões, com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem um emprego que as faça felizes.

Nesse sentido, o site oferece várias ferramentas, com destaque para um Simulador de Profissões que orienta os visitantes para as escolhas profissionais que melhor servem os seus interesses e as suas competências.

Assim, através do Simulador, os visitantes têm acesso às profissões que melhor se encaixam nos respetivos perfis, considerando dados como as suas disciplinas preferidas ou o tipo de trabalho desejado.

A plataforma disponibiliza também fichas com informações detalhadas sobre as profissões, incluindo o que fazem os profissionais e quanto ganham, mas também as saídas no mercado de trabalho e como se pode entrar em cada área específica.

Guia orientador para jovens, desempregados e empregados

A plataforma surge como um guia completo para ajudar tanto os mais jovens, por exemplo, antes da entrada no Ensino Superior, para descobrirem o seu caminho profissional, como pessoas que estão desempregadas. Mas também pode servir como guião orientador para quem já tem uma carreira e pretende melhorá-la, ou quer mudar de vida.

O projeto nasceu da perceção de que existe uma lacuna no mercado de trabalho neste âmbito. Há muita informação dispersa em vários sites, o que pode tornar muito demorada a descoberta de uma vocação, ou de um caminho para o futuro.

Assim, o Guia das Profissões junta num único site dados detalhados e descomplicados sobre as mais diversas profissões, indicando como iniciar uma carreira e as competências pessoais e académicas que é preciso ter em cada caso.

O mercado de trabalho está em constante evolução e há novas profissões a surgir, nomeadamente fruto das transformações sociais e do desenvolvimento tecnológico. A plataforma fornece informação atualizada de forma permanente e estão sempre a ser adicionadas novas profissões.

Ebooks, notícias sobre candidaturas, dicas e tops de profissões

O Guia das Profissões tem ainda um blogue, onde são divulgados artigos sobre a abertura de candidaturas em escolas ou, ainda, dicas de como procurar emprego online, como ser nómada digital, ou como preparar uma entrevista de emprego, entre outros assuntos.

Mas a plataforma também publica ebooks de ajuda para quem quer garantir um emprego.

Por outro lado, divulga tops com as profissões mais bem pagas e as que têm mais empregabilidade, entre outros critérios. E ainda revela artigos curiosos sobre as profissões mais estranhas do mundo, ou sobre o Antes e Depois de algumas carreiras, por exemplo, dos professores que tinham de pedir permissão ao ministro para casar.

O acesso a todas estas informações é gratuito e não requer qualquer tipo de registo, ou de inscrição na plataforma.

AA/GP