Lançamento do livro “Caminhos do Divino”

O vereador da Cultura da Câmara da Ribeira Grande, Filipe Jorge, marcou presença na cerimónia de lançamento do livro “Caminhos do Divino – Um olhar sobre a festa do Espírito Santo em Santa Catarina”, de Lélia Nunes, autora brasileira, investigadora e açoriana-descendente de oitava geração no Brasil.

Lélia Nunes há muito que colabora com várias instituições culturais e de imprensa dos Açores, tendo já publicado diversos estudos sobre o fenómeno da emigração açoriana no Brasil, com destaque para a tradição das festas do Espírito Santo no sul do Brasil, dando enfoque ao estado de Santa Catarina.

A obra agora apresentada, com apoio da direção regional das Comunidades e colaboração da Associação dos Emigrantes Açorianos, é uma edição atualizada de uma publicação de 2007 e onde podemos observar as diversas manifestações culturais deste culto açoriano no Brasil, assim como as semelhanças e adaptações do culto e da festa em território catarinense.

Na ocasião, Filipe Jorge enalteceu o empenho e a dedicação que Lélia Nunes coloca nos trabalhos que realiza e que têm permitido aprofundar e dar a conhecer a temática da emigração açoriana para a América do Sul, muito em particular para o Brasil.

AA/CMRG