Lara Martinho defende reforço de meios da Polícia Marítima para os Açores

A deputada do Partido Socialista dos Açores à Assembleia da República, Lara Martinho, destacou o papel determinante que a Polícia Marítima desempenha na Região Autónoma dos Açores, para questionar sobre a possibilidade de se aumentar o número de elementos afetos à Região.

Para a vice-presidente do GPPS, que interpelava em audição regimental o Secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional, “os Açores têm se afirmado enquanto destino turístico, destacando-se as suas praias e área costeira, com uma paisagem muito diferente das praias tradicionais, de areia e mar”. Referindo esta dimensão costeira, a Socialista alertou para a necessidade de “segurança e fiscalização das áreas marítimas, praias e áreas balneares”.

“As praias dos Açores e a sua área costeira são também um produto turístico diferenciador e que atrai às nossas ilhas cada vez mais cidadãos do continente, mas também estrangeiros”, salientou a parlamentar, destacando ainda a importância do setor turístico como “uma das molas impulsionadoras da economia Açoriana”.

Nesse sentido, e enaltecendo o papel desempenhado pela Polícia Marítima na Região, em que ainda muito recentemente “ficou tão bem vincado pela sua ação na sequência das chuvas intensas ocorridas em junho, ao colaborarem ativamente no âmbito do sistema de proteção civil de modo a mitigar prejuízos e da sua colaboração ativa no auxílio das populações afetadas”, Lara Martinho defendeu ser importante que para o desenvolvimento da sua ação “exista o reforço de meios para o período de verão de modo a que a Polícia Marítima e a Autoridade Marítima Local possam desenvolver a sua ação ainda com maior capacidade de intervenção na vigilância, assistência e socorro”.

Lara Martinho questionou, nesse sentido, “se está previsto o reforço de equipamento para a segurança das praias, nomeadamente através do fornecimento de novas viaturas para apoio na ação de vigilância”.

A Socialista, que destacou ainda que a necessidade de reforço de meios deve também passar por mais recursos humanos, com a necessidade de reforço de homens e mulheres da Polícia Marítima na Região, referiu o novo curso que se encontra a decorrer, para questionar se preveem “que alguns desses elementos possam ser afetos à Região Autónoma dos Açores e assim aumentar o número de elementos da Polícia Marítima naquele Arquipélago”.

Em resposta, o Secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, assegurou irem reforçar os recursos humanos na Região, com formandos do atual curso, contando ainda reforçar com elementos do futuro curso. Quanto aos meios serão também reforçados com a entrega de duas carrinhas para a Região.

AA/PS