Livro “Violante de Cysneiros: O Outro Lado do Espelho de Côrtes-Rodrigues?” apresentado na Lagoa

No próximo dia 12 de novembro, às 18h30, irá decorrer na igreja do convento de Santo António, em Santa Cruz de Lagoa, a apresentação do livro de Pedro Paulo Câmara, intitulado “Violante de Cysneiros: O Outro Lado do Espelho de Côrtes-Rodrigues?”.

A apresentação da obra estará a cargo do escritor açoriano Vamberto Freitas e resulta da investigação de Pedro Paulo Câmara para a sua dissertação de mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares, realizada na Universidade Aberta. Assim, numa homenagem a Armando Côrtes-Rodrigues, Pedro Paulo Câmara dedica esta obra em prol do conhecimento e divulgação dos textos do autor oriundo de Vila Franca do Campo, associando-a à celebração dos 130 anos de nascimento do poeta açoriano.

Nesta obra, Pedro Paulo Câmara analisa 26 textos de Violante de Cysneiros, heterónimo feminino de Armando Côrtes-Rodrigues, publicados na imprensa açoriana e submete-os a um confronto literário, temático e ideológico com algumas obras do referido autor.

Nesse âmbito, o escritor açoriano divulga, através da leitura e análise do espólio literário de Cortês-Rodrigues, os textos culturais e literários do escritor, poeta, dramaturgo, cronista e etnólogo açoriano.

De referir que, Pedro Paula Câmara é licenciado em Português-Inglês, pela Universidade dos Açores, com o Curso de Especialização em Estudos Interculturais – Dinâmicas Insulares. Desde 2003 que é professor de várias disciplinas, nomeadamente de Português; Linguagem e Comunicação; Fundamentos de Cultura, Língua e Comunicação e Cultura, Comunicação e Media. Em 2011, lançou a obra de poesia “Perfumes”, em 2013, “Saliências” e, em 2014, o romance histórico intitulado “Cinzas de Sabrina”.

AA/CML