Madalena apoia famílias carenciadas com medicamentos gratuitos

A Câmara da Madalena do Pico aderiu à Rede Solidária do Medicamento que garante aos munícipes em situação de fragilidade económica ter acesso grátis a medicamentos essenciais, prescritos por receita médica, permitindo assim às famílias madalenenses poupar anualmente centenas de euros, num apoio crucial às franjas mais carenciadas da população.

Em breve, as famílias deste concelho da ilha do Pico, com dificuldades financeiras, terão acesso gratuito a medicamentos prescritos pelo médico. O apoio concedido pelo Município resulta do protocolo celebrado entre a autarquia e a Associação Dignitude, que visa a implementação no Concelho do Programa Abem – Rede Solidária do Medicamento.

Tendo por destinatários os beneficiários de prestações sociais de solidariedade e outros em situação de carência económica, a cada utente é atribuído um cartão, o Cartão Abem, que lhe permite receber os medicamentos prescritos nas farmácias aderentes, sem mais burocracias.

Atualmente, as farmácias do Concelho da Madalena já se encontram em processo de adesão a esta rede nacional, cabendo ao Serviço Social e Educação do Município a referenciação dos munícipes socialmente vulneráveis, revela uma nota da edilidade.

AA/CMM